segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto:Medidas não convencionais de comprimento

Eixo Temático:
Grandezas e medidas
Área de conhecimento:
Matemática
Nome da Aula:
Medidas não convencionais de comprimento
Objetivos:
Criar uma situação de aprendizagem que auxilie o aluno na compreensão da necessidade da padronização das unidades para medir comprimentos;
- Conhecer algumas formas não-convencionais para medir comprimentos;
- Fazer medições de comprimento que usem instrumentos de medida não-convencionais.
Conteúdos:
Unidades de medida de comprimento não-convencionais.
Justificativas:
Procurou-se fazer um roteiro de atividades que estimule a criança a elaborar estratégias próprias de medições, fazendo-as perceber, por tentativa, quais são as mais apropriadas para medir determinados comprimentos e que percebam, com atividades práticas, que é necessária a padronização da unidade para medir.
Resumo das Atividades:
Sugere-se uma série de atividades, em grau crescente de dificuldade, para a criança elaborar suas próprias estratégias para medir objetos e comprimentos, utilizando métodos não-convencionais, como palmos, pés, passos, barbante etc. A partir da prática, a criança irá, intuitivamente, eleger o melhor método de medição. Espera-se que a criança, ao final das atividades, perceba que é necessária uma padronização das unidades e consiga comparar as medidas encontradas pelos outros grupos, no desenrolar das atividades.
Duração:
3 aulas
Avaliação:
O professor deverá avaliar o grau de envolvimento da criança com a atividade e com o seu grupo. Perceber se a criança participa com ideias e estratégias para que o grupo possa fazer as medições da forma mais precisa possível.

Atividades realizada em sala.Medidas não convencionais de comprimento





















































































































































Homenzinho Torto.